Conheça o projeto

O projeto FASTEN Vita é uma iniciativa de mais de 40 pesquisadores de 12 universidades brasileiras para oferecer produtos de fabricação rápida a fim de combater os efeitos da pandemia do COVID-19. Os produtos são inspirados em projetos de propriedade intelectual aberta, que são adaptados/aperfeiçoados considerando a realidade brasileira, e ajustados para permitir fabricação rápida e descentralizada. 

As peças para montagem dos produtos são construídas por impressoras 3D, máquinas de corte a laser ou de usinagem, que podem ser cedidas voluntariamente por pessoas físicas, empresas ou laboratórios. Assim, multiplicam-se as localidades em que os produtos podem ser fabricados. Quando estas máquinas se conectam à rede FASTEN Vita podem receber diretamente do servidor da rede tarefas para executar. Além de despachar as tarefas, o servidor também otimiza a distribuição geográfica entre os pontos de fabricação, permitindo atender mais rapidamente as demandas regionais. Desta forma, ganha-se tempo fabricando os produtos nos locais mais próximos de onde eles são necessários, e pela adesão dos voluntários, ganha-se também escala. Essa produção em escala é possível devido à plataforma de Internet das Coisas (IoT) desenvolvida no contexto do projeto FASTEN, projeto que aborda a manufatura aditiva no contexto da Indústria 4.0. A plataforma IoT habilita então uma “linha de produção” ou “fábricas virtuais” para a fabricação dos produtos nos mais diversos pontos do país. 

O projeto tem engajamento social, já que produtos podem ser fabricados com material de fácil acesso e não requerem treinamento complexo de pessoal, podendo ser rapidamente incorporados em linhas de produção de pequenas empresas, o que pode auxiliar a movimentação da economia local. 

Exemplos de produtos oferecidos pelo projeto: Protetores faciais (face shields), Máscara de ventilação não invasiva – Spirandi, Cabines de Isolamento, cabines de desinfecção de máscaras N95 por radiação ultravioleta (UV) e o reanimador automatizado Vita Pneuma. Este último é decorrente de uma iniciativa portuguesa, o projeto PNEUMA desenvolvido pelo INESCTEC.   

Para potencializar nossa resposta, precisamos da adesão de interessados que nos ajudem a multiplicar as localidades em que os produtos podem ser fabricados. Você também pode ajudar fazendo doações: em material para fabricação, em dinheiro e até na forma de tempo para ajudar o voluntariado. Para se juntar a nós acesse aqui:  http://contatofastenvita.inescbrasil.org.br/

O projeto é viável graças à existência da Rede INESC Brasil, gerida pelo Instituto de Ciência e Tecnologia INESC P&D Brasil, organização sem fins lucrativos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *